DEUS TEM UM PLANO

Nada acontece por acaso. Eis que Deus planejou o nosso nascimento antes mesmo que existíssemos. Deus é soberano e não precisou consultar a ninguém sobre como e onde nasceríamos. Por algum motivo especial, não nascemos na época de Cristo ou de Moisés. Por que? Porque Deus tem um plano para ser realizado por mim e por você, e por toda a igreja, aqui e agora.

Todos nós precisamos saber que plano é esse e para que Deus nos fez nascer exatamente nestes tempos e neste lugar. Na época de Cristo, os discípulos eram quem escolhiam os seus rabinos. Mas com Jesus foi diferente. Foi Ele quem escolheu os seus discípulos e apóstolos, como Ele mesmo quis. Vejam o que Ele diz em João 15:16: “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros...”

Por que? Porque tinha um plano para eles. Jesus também tem um plano para todos nós que aqui estamos. Por esse motivo é que nascemos! Alguns pensam que nasceram para trabalhar ou para outra coisa. Deus, antes de tudo, antes da fundação do mundo, tinha já um propósito para todos nós. Efésios 1:4 e 5 diz que “Ele nos escolheu em Cristo, para sermos santos (separados para Ele) e adotados na sua grande Família, para nos fazer semelhantes ao Seu filho Jesus”.

E para que fim? A fim de executarmos o Seu plano. E que plano é esse para qual Ele nos designou? “...e vos designei para vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça”. Jesus nos designou, nos apartou, nos ordenou para irmos produzir fruto. Ninguém poderá se satisfazer com menos, desperdiçando e fazendo mau uso de sua vida. Temos uma vida preciosa para dar. Jesus nos escolheu e nos fez Seus discípulos. E nos chamou de amigos, porque tudo quanto ouviu do Pai nos ensinou (João 15:15). E, finalmente, nos comissionou:

“Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século” (Mateus 28:18-20).

Pensemos um pouco. Por que razão Deus nos escolheu? Por que e para que nos colocou no lugar em que estamos? Deus não comete enganos. Deus não erra. Fomos designados para a realização de um plano especial durante a nossa estada aqui na Terra. O Espírito Santo nos concedeu certos dons espirituais e nos colocou em uma determinada igreja local para que nos fosse possível cumprir o plano que Deus estabeleceu para nós.

Em Bauru, já nos conscientizamos do plano de Deus para nós, membros de Sua Igreja. Com a tocha de nosso coração acesa, com o fogo do Espírito Santo ardendo em nosso interior, temos ido realizá-lo, para o qual Ele nos designou.

Não podemos nos esquecer quem somos. Deus tem um plano para cada um de nós. Não desperdicemos nossas vidas. “Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!” (Romanos 10:15). Formosos são os pés dos que saem para produzir o fruto que permanece. Amém?

Abílio Chagas